A disseminação de notícias falsas na internet tem se tornado cada vez mais comum. Apenas no mês de abril até aqui, o dfndr security, app aplicativo antivírus da PSafe, impediu que mais de 320 mil usuários acessassem fake news – conteúdos inverídicos na internet. E, na última semana, o mesmo app bloqueou mais de 110 mil acessos a uma matéria falsa do site O Detetive, que promove diversas notícias sensacionalistas, sobre um programa infantil da Rede Globo que seria apresentado pela artista Pablo Vittar.
A propagação de notícias falsas tem basicamente duas finalidades: ganhar acessos a determinada página, o que faz com que seu dono ganhe mais dinheiro com a exposição de anúncios, e manipular opinião pública, fazendo com que as pessoas acreditem no que é conveniente. Elas costumam se espalhar via redes sociais e aplicativos de mensagens, às vezes via links para páginas, outras somente o texto e há casos que são somente via imagens de grande impacto.
Com a proximidade das eleições que acontecerão ainda este ano, o dfndr lab estima que o número de fake news que buscam manipular a opinião pública devem aumentar significativamente nos próximos meses, o que torna necessário um reforço por parte do usuário em checar se a fonte propagadora da informação é de fato confiável.
Outra medida importante para evitar acreditar em falsas páginas na internet, é ter instalada solução de segurança que disponibiliza função de bloqueio anti-phishing, como o dfndr security, disponível gratuitamente na Google Play, cujo sistema é capaz de analisar e bloquear fontes não seguras que disseminam notícias falsas.