"Todo o sentido da publicidade está mudando". É o que diz Shelly Lazarus, presidente e CEO da Ogilvy & Mather Worldwide. Segundo ela, o mercado publicitário e toda a mídia passam por mudanças e não há respostas prontas. "Não temos que fingir que temos as respostas. Temos que tentar, fazer experiências", afirma.
A publicitária, que participou do Verge Brasil 2008, evento organizado pela Ogilvy nesta terça (13/5), em São Paulo, exemplificou com o site da Ameritrade, que sofreu mudanças sutis como a mudança da cor de um botão e a troca de quatro espaços promocionais por apenas um. Segundo ela, após essas mudanças, o número de cadastros preenchidos no site cresceu 15%. "Por quê? Não faço a menor idéia", brincou.
Para Shelly, o momento exige mais criatividade dos mídias das agências, assim como uma concepção diferenciada, na qual a publicidade é o conteúdo. "As pessoas não têm que entrar em um site e ver um vídeo da IBM, mas elas querem. E depois assistem outros dois ou três vídeos sugeridos", explicou.
Campanha presidencial
Shelly aposta no uso da internet como ferramenta fundamental. Ela diz que o momento pelo qual a mídia passa pode ser exemplificado na campanha dos candidatos democratas para a presidência dos Estados Unidos. "Um dia um homem se voluntariou para criar a campanha online da senadora Hillary Clinton e ouviu um 'não, obrigado', mas temos especialistas em campanhas políticas. Foi este homem que tornou possível que Barak Obama arrecadasse o que vem arrecadando para sua campanha", disse.
Com informações do site Pay TV.