Ter presença na internet e nas redes sociais são consideradas iniciativas essenciais para as empresas obterem resultados positivos na era da web 2.0, mas esta estratégia tem de estar atrelada a uma rígida disciplina financeira para ser bem sucedida. A avaliação é do professor da Fundação Getulio Vargas e diretor de inteligência de mercado do Terra Networks, Marcelo Coutinho, que participou do Fórum Web 2.0: Marketing e Negócios Digitais, realizado durante a BITS 2011 – Business IT South America, primeiro evento da CeBIT no Brasil, organizado pela Deutsche Messe em parceria com a Converge Comunicações e a Fiergs, em Porto Alegre.
Coutinho ressalta que as redes sociais representam uma drástica mudança na forma como as empresas se relacionam com os clientes, gerando inclusive modificações no ambiente corporativo, que as obrigam a alterar seu fluxo de caixa. "Tudo tem que ser feito debaixo de uma disciplina financeira e organizacional sólida. A estratégia de atuação na web 2.0 e redes sociais precisa estar adequada à curva do fluxo de caixa", salienta o executivo.
O professor da FGV diz que para ter relevância na internet e nas redes sociais as organizações têm de produzir conteúdos que gerem a interação dos usuários e que estejam de acordo com o contexto atual em que o consumidor está inserido. Coutinho enfatiza ainda que é de suma importância que as companhias tenham uma estrutura organizacional capaz de acompanhar as drásticas mudanças neste mercado extremamente dinâmico. "Isso é imprescindível para obter relevância na estratégia de redes sociais", conclui.
- BITS 2011