Imagine receber uma ligação para avisar que o seu site foi alvo de um ataque, ou receber um SMS avisando que a sua página está fora dor ar? Essa é a ideia por trás do Avisa.lá, serviço lançado pela Estuário TI. O software, especializado em acompanhar a disponibilidade e a segurança de aplicações web, alerta e prevê possíveis quedas, lentidões e até ataques, seja ele um blog, loja virtual ou site.
O Avisa.la foi concebido dentro do modelo SaaS (Software as a Service) e funciona de maneira muito simples. Basta o cliente cadastrar o site que será monitorado e escolher as checagens que deseja ativar. Feito isso, a aplicação web começa a ser observada imediatamente.
Rafael Silva, idealizador e CEO do Avisa.la, acredita que o serviço é fundamental para monitorar o desempenho e reforçar a segurança de uma página. "O Avisa.la vai ajudar a corrigir problemas de disponibilidade e segurança antes que gerem maior impacto nos usuários ou clientes do site, sendo assim é possível ter maior continuidade de serviços e transmitir mais segurança aos usuários", explica.
Segundo ele, cerca de 90% dos usuários insatisfeitos com um site não retornam à pagina por algum tempo."Por isso é tão importante acompanhar as checagens do que acontece em uma página a todo instante. Só assim é possível conter problemas, que podem ser desde uma lentidão no carregamento da página até um ataque".
As checagens do site podem ser acompanhadas desde a página inicial, até áreas específicas, como campo de login, carrinho de compras, formulários, entre outros. Já na área da segurança, o Avisa.lá monitora a distribuição de malwares, a presença de códigos maliciosos, defaces e sequestro de DNS. Caso ocorra um problema, o cliente será notificado em tempo real. Os alertas podem ser enviados por meio de sms, e-mail, ligação telefônica e por meio de aplicativo mobile – para iOS e Android.
Assim, o cliente pode identificar os problemas imediatamente e trabalhar com mais rapidez e minimizar os riscos e perdas relacionadas ao site. Por meio do avisa.la, o cliente tem a opção de interagir com a sua equipe na solução dos alertas gerados pelo software.
O sistema conta com um dashboard (painel de monitoramento) de fácil utilização, não é necessário ter conhecimentos específicos, todas as informações são exibidas em uma interface simples e intuitiva. O mesmo acontece no aplicativo mobile, que também dispõe da atualização a cada 60 segundos.