A Toshiba anunciou nesta quarta-feira, 13, que deve reduzir em pelo menos 50 bilhões de ienes (o equivalente a US$ 419 milhões) seu lucro operacional relatado entre os anos fiscais de 2011 a 2013, este último encerrado em 31 de março do ano passado, para corrigir irregularidades contábeis em três unidades. A informação é do The Wall Street Journal.
Uma força-tarefa especial descobriu que as unidades de sistemas de energia, de sistemas de infraestrutura social e de soluções comunitárias da Toshiba subestimaram o custo de alguns projetos de infraestrutura e, em alguns casos, não registraram as despesas no período adequado. A empresa, no entanto, não revelou quantos projetos tampouco as subsidiárias que estão envolvidas nas irregularidades.
Na semana passada, a fabricante japonesa excluiu sua projeção de lucro para o ano fiscal encerrado em março deste ano e adiou o anúncio de ganhos para o período de 12 meses, depois de também descobrir irregularidades contábeis relacionadas a projetos de infraestrutura, notícia que provocou uma queda acentuada no preço de suas ações.