As comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados discutem nesta quarta-feira,15, a adoção da tecnologia 5G.
"A tecnologia de comunicação móvel 5G pode se tornar uma realidade em muitos países já neste ano, e está prevista para começar a ser implantada no Brasil em 2020", afirma o deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), que propôs a realização da audiência.
O parlamentar acredita que essa inovação tem potencial para produzir uma nova revolução tecnológica. "Os dispositivos conectados por meio do 5G oferecerão maior velocidade de conexão, maior volume de dados e maior confiabilidade – o que permitirá o desenvolvimento da chamada 'Internet das Coisas'".
A Internet das Coisas tem como objetivo conectar os itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores. Mendonça Júnior explica que isso "possibilitará desde o estabelecimento de sistemas de reconhecimento facial instantâneos, com claros impactos em termos de segurança pública, a carros autônomos, que operam de forma automática, sem motoristas, passando por medicina a distância".
Por outro lado, a adoção da tecnologia 5G suscita debates sobre a segurança das redes e a privacidade dos cidadãos em um ambiente altamente conectado e vigiado.
Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares, entre outros, o vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Alberto Paradisi; o diretor de Relações Governamentais da Qualcomm na América Latina, Francisco Soares; e representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil).
Participação popular
O debate será realizado no plenário 13, a partir das 10 horas, e será interativo. Quem quiser poderá enviar perguntas, críticas e sugestões aos convidados por meio deste link.