A tecnologia de certificação digital já poderá integrar dispositivos móveis como handhelds e smartphones. Isso deverá ser viabilizado através de uma parceria firmada entre CertiSign e Intel, que será anunciada oficialmente no Ciab 2006 (Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras), que ocorre entre os dias 21 e 23 de junho, em São Paulo.
O objetivo do acordo é promover o aumento de produtividade e expandir os benefícios da certificação digital, tais como segurança, confidencialidade e autenticidade, para todo dispositivo móvel equipado com processador Intel.
?Acreditamos que mobilidade é a palavra-chave para qualquer empresa de tecnologia que se volta a suprir as necessidades reais das pessoas, portanto decidimos adaptar a nossa linha de produtos e serviços para dispositivos móveis, incluindo a emissão de certificados digitais ICP-Brasil?, afirma Sérgio Kulikovsky, presidente da CertiSign.
Segundo ele, serão duas linhas de atuação no segmento de mobilidade. Um deles é o SDK de assinatura digital e para handhelds e smartphones, kit para a integração de recursos e características de certificação digital, voltado para empresas que desejam incorporar mecanismos de segurança e criptografia forte à suas aplicações. Ele estará disponível na versão Windows Pocket PC 2003, Windows Mobile e Windows SmartPhone, e versão Java para toda a gama de PDAs e SmartPhones.
O outro é o gerenciador de certificados digitais (UIC) para handhelds e smartphones, conector que permite integrar os recursos de certificação digital a qualquer dispositivo, voltado para usuários finais que necessitam dispor de uma interoperabilidade capaz de operacionalizar processos de negócios com a devida segurança. Ele também estará disponível na versão Windows Pocket PC 2003, Windows Mobile e Windows SmartPhone, e versão Java para toda a gama de PDAs e smartphones.