Aumentar a eficiência do ambiente de TI e reduzir custos com manutenção, implantação e gerenciamento foram os motivadores para a Rio Grande de Energia (RGE) para padronizar seu parque tecnológico por meio da solução SMS 2003, da Microsoft. O sistema realiza o gerenciamento e controle de mudanças e é utilizado tanto para servidores, quanto para estações de trabalho.
Antes, a RGE utilizava um software de difícil administração, além de ruim para gerar relatórios e extrair informações. "O desafio era melhorar o gerenciamento das estações de trabalho, implementar o controle de utilização de softwares e licenças, além de distribuir controles de segurança", explica Paula Lopes, gerente de contas da SERVICE IT Solutions, responsável pela consultoria e integração do ambiente da concessionária de energia.
Foram quatro meses de projeto e os resultados já podem ser observados no dia-a-dia da RGE. "Com a nova solução ganhamos em diversas áreas, principalmente no acesso remoto do help desk, consultas de inventários de software e hardware, relatórios gerenciais via web, além dos controles de licenças e atualizações de segurança do ambiente Microsoft, o que faltava para completarmos o nosso plano segurança", comemora o gerente da divisão de suporte da RGE, Ricardo Mattia.
Com o SMS, segundo ele, a distribuição de softwares tornou-se ao mesmo tempo poderosa, flexível e simples. Agora a RGE pode distribuir programas para toda a empresa, para uma ou 1 milhão de estações da mesma forma, com segurança e rapidez. O controle centralizado de todas as vulnerabilidades encontradas nas máquinas, pode ser gerenciado pela empresa. Segundo Paula, com o os relatórios do SMS, a RGE pode ter em instantes todos os recursos afetados por vulnerabilidade, o nível de criticidade de todo o parque e as estações e servidores que estão de acordo com a política da empresa.
"O projeto SMS automatizou os nossos processos para controle da infra-estrutura e a SERVICE IT não só agregou conhecimento na parte técnica da ferramenta, mas também trouxe experiência na organização dos processos de tecnologia, o que foi parte fundamental para o sucesso do projeto", conclui Mattia.