Santander adota nova tecnologia de telefonia pela internet

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Até o fim deste ano, todas as agências do Santander deverão estar usando uma nova solução de telefonia IP. Trata-se do ToIP (telefonia sobre IP), sistema que é uma evolução do VoIP e que deve ser ampliado por sua rede ao longo do ano. Por enquanto, a tecnologia está sendo utilizada em apenas uma agência.

Com ToIP, as chamadas telefônicas são realizadas num sistema totalmente digital. Além de oferecer todas as facilidades de um sistema de telefonia convencional (envio e recebimento de fax, grupos de busca e captura, caixa postal, discagem direta a ramal, desvio de chamadas, espera telefônica, atendimento automático e serviços de conferência), o novo sistema oferece funcionalidades adicionais importantes como mobilidade dos ramais, segurança e gerenciamento centralizados, colaboração e eliminação de interfaces.

"Por meio do ToIP, o mesmo ponto de rede conecta o computador e o telefone, seguindo a tendência de convergência de dados, voz e imagem", afirma Nelson Carvalhar Felca, gerente geral de telecomunicações do Santander. Segundo o executivo, entre as vantagens do sistema estão a integração das redes e o conseqüente ganho de escala (por usar uma única rede para dados, voz e imagem), redução de cabeamento para instalação de novos pontos de telefone, facilidade na instalação de novos ramais e na manutenção, incluindo suporte remoto.

Essas vantagens também poderão gerar redução de custos de telefonia, mas, segundo Felca, é prematuro calculá-la. "Mesmo porque a nova tecnologia exige investimentos em software, hardware e serviços, além de despesas adicionais com tarifas, em função de eventuais ajustes na rede", observa.

O Santander já utiliza a ToIP nos cerca de 1.000 ramais do seu Centro Administrativo 4, onde opera o banco de atacado, entre outras áreas, desde o ano passado. "Como estávamos construindo uma nova unidade, resolvemos iniciá-la com o sistema ToIP. Agora, vamos aproveitar a experiência para estendê-lo para novas agências, nos próximos meses", afirma o gerente.

A tecnologia fará parte da nova plataforma multisserviço do banco, que agregará todo o tráfego de voz, dados e imagem nos próximos anos.

O banco começou a usar VoiP em 2002, inicialmente na rede interna, para testar a tecnologia. Em 2005, passou a utilizá-la também para ligações externas, tanto locais quanto interurbanas. Atualmente, o tráfego de voz sobre IP do Santander é de 2 milhões de minutos por mês, o que corresponde a 10% do volume total. Ao utilizar a internet para substituir parcialmente a rede de telefonia tradicional, os custos com as ligações telefônicas do banco caíram cerca de 10%.

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