A Siemens Enterprise Communications anunciou no Ciab 2007 (Congresso Nacional de Automação Bancária), que começou nesta quarta-feira e vai até sexta-feira (15/6), em São Paulo, uma solução que pode tornar mais ágil a coleta de dados de correntistas para concessão de microcrédito. Trata-se da EasyWrite, um sistema composto por caneta e um software de reconhecimento da escrita que possibilita o preenchimento de formulários de papel e o recolhimento automático dos dados e da assinatura do cliente em meio eletrônico.
?Com essa ferramenta, a aprovação de crédito poderá ser imediata. O representante do banco vai até o cliente, recolhe os dados no formulário, envia as informações em tempo real. O CPF automaticamente é verificado pela área central. E se tudo estiver em ordem, o crédito é liberado?, explica Ivan Britto, gerente nacional de desenvolvimento de negócios para o segmento financeiro da Siemens Enterprise Communications.
Segundo ele, como a captura de dados é feita no momento do preenchimento do formulário, eles podem ser enviados a uma central de processamento em tempo real. Com isto, a solução leva mobilidade para equipe de vendas. A automatização do processamento de formulários também em tempo real e a simplicidade do uso, uma vez a solução é baseada em caneta e papel, visam melhorar a produtividade das equipes. Outro benefício importante, de acordo com Britto, é a redução do tempo de resposta ao cliente.
Em uma situação convencional, os clientes de um banco levam pelo menos um dia para entregar os formulários de cadastro e os documentos (cópia de RG, CPF etc.) na agência. Mais um dia para o banco processar os formulários e enviar para área central para checagem. Outro dia para serem digitados. Deve ainda ser feita a conferência entre o formulário e as cópias de documentos em papel. Ou seja, uma ação corriqueira de aprovação de crédito, por exemplo, pode durar no mínimo uma semana.
A EasyWrite também pode ser usada em outros segmentos para registro de ocorrência, fiscalização, prontuário eletrônico e por equipes de manutenção ou vistoria, pagamento com cartão (venda domiciliar), entre outras inúmeras aplicações.
Desenvolvida em parceria com a empresa Formulário Digital, representante no Brasil da tecnologia Anoto, a solução, de acordo com o CEO da Siemens Enterprise Communications, Armando Alvarenga de Souza, vai ser fornecida na forma de prestação de serviços, por meio do Network Operations Center da empresa, que fornecerá os serviços de hosting com monitoramento, gerênciamento proativo da aplicação e service desk para recebimento e registro das solicitações dos usuários.