A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados realiza na segunda-feira (16/6) o Seminário Internacional sobre Educação a Distância, dentro do 2º Ciclo de Seminários Educação no Século XXI: Modelos de Sucesso. Especialistas da Europa, da Ásia e das Américas vão falar sobre as melhores práticas mundiais de metodologia e de gestão nos sistemas de e-learning ? aprendizado eletrônico.
Os internautas terão a oportunidade de participar em tempo real, emitindo opiniões e formulando perguntas por meio de um videochat. Para isso, basta acessar o banner que estará disponível no portal da Câmara e na página da comissão. A TV Câmara também transmitirá o seminário ao vivo, entre 9h e 13h30.
O evento é promovido em parceria com o sistema Sesc-Senac, da Confederação Nacional do Comércio. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no endereço www.educacaoseculoxxi.com.br ou no auditório, no dia do seminário, até uma hora antes do início de cada debate.
Segundo o presidente da comissão, deputado João Matos (PMDB-SC), o planejamento, a regulação e a expansão do ensino a distância no país estarão entre os temas em destaque no evento. Ele informou que os participantes também vão analisar o panorama mundial do setor e fazer uma radiografia do modelo brasileiro, abordando as políticas públicas a serem adotadas.
A educação a distância é um campo em expansão no mundo. Nos Estados Unidos, mais de dois terços de todas as instituições de ensino superior oferecem cursos on-line. Na Ásia, 3 milhões de universitários já estudam dessa forma, enquanto na Europa, berço dos métodos tradicionais de ensino, cerca de 900 mil alunos participam de cursos universitários on-line.
O presidente dos conselhos nacionais do Sesc e do Senac, Antonio Oliveira Santos, destacou a importância de conhecer as melhores práticas internacionais do setor. "Esse evento apresentará experiências transformadoras, tanto no âmbito nacional quanto no internacional", afirmou.
Com informações da Agência Câmara.