Um grupo de empresas formado pela HP, a franco-suíça GMC e pelas empresas nacionais BMK e Print Laser lançou no Brasil o TransPromo Midia Institute, um novo modelo de negócio para oferta de soluções de comunicação digital aos mercados transacionais e promocionais e de sistemas de imagem e impressão corporativa. Entre os principais focos do grupo está a prestação de serviços para bancos e demais empresas do mercado financeiro e de telecomunicações.
A expectativa das empresas é de crescimento explosivo do mercado mundial de transpromo (comunicação transpromocional) com o uso crescente de cores digitais na impressão de documentos e com o avanço dos equipamentos de impressão digital em termos de rapidez, custo e qualidade. Somente no mercado brasileiro, a partir de investimentos de cerca de US$ 10 milhões, os associados do TransPromo Mídia Institute projetam faturar cerca de R$ 5 milhões mensais apenas nos seis primeiros meses de atuação.
Para Adriano Cardoso, gerente de negócios da GMC, as demanda de mercado é alta, especialmente no mercado financeiro. A expectativa é que a GMC, com o Transpomo, alcance 15% de seu faturamento mundial de US$ 30 milhões em 2007.
O lançamento do TransPromo Mídia Institute no Brasil cria uma entidade referência para disseminação no mercado do transprom como modelo de negócios financeiramente sustentável para anunciantes e proprietários dos dados transacionais. Outro aspecto importante, segundo as empresas, é trazer para o mercado brasileiro os benefícios do marketing direto e do investimento em database marketing, para atribuir ao documento transpromo a relevância que ele permite e fazer deste canal de comunicação uma eficiente mídia de relacionamento.