Falta de profissionais de TI pode prejudicar política de desenvolvimento

0

A falta de profissionais qualificados, em razão da concorrência externa cada vez maior, poderá prejudicar os ambiciosos planos do governo federal, que estabeleceu como parte da Política de Desenvolvimento Produtivo, lançada em maio, a meta de atingir US$ 3,5 bilhões com as exportações de software e serviços em 2010.

A advertência foi feita nesta sexta-feira (13/6) por Celso Poderoso, coordenador de graduação tecnológica da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap). ?Com empresas estrangeiras recrutando profissionais brasileiros de TI, o mercado nacional fica cada vez mais carente de recursos especializados, o que gerará uma barreira ainda maior à inserção internacional, principalmente das nossas micro e pequenas empresas?, comenta.

Segundo ele, nos próximos anos, o mercado mundial de TI terá um déficit de 3 milhões de profissionais – vagas de emprego abertas e não preenchidas por falta de mão-de-obra capacitada. Mas se essa escassez de profissionais aumenta as chances de boas oportunidades de trabalho ao redor do mundo para quem aposta na carreira de TI, por outro as empresas brasileiras do setor deverão sofrer cada vez mais a concorrência externa.

?Como há uma tendência de tornar o Brasil um pólo prestador de serviços de TI, a perda de profissionais locais qualificados para outros países é uma preocupação e um grande desafio para o mercado nacional", afirma Poderoso.

Ele destaca ainda, com base em dados da Softex, entidade que promove a exportação de software, que, até 2012, se levarmos em conta apenas o segmento de software e serviços, haverá 230 mil vagas de emprego em aberto no Brasil. Como solução para a questão, ele aponta o incentivo à formação específica na área.

"É necessário formar o maior número de profissionais, capacitá-los rapidamente para lidar com a tecnologia, especializá-los para gerar resultados para as empresas e dar-lhes boas condições de trabalho para que eles permaneçam no país? destaca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.