A IBM inaugurou esta semana, em Hortolândia, no interior de São Paulo, seu primeiro Centro de Operações de Segurança (SOC) no Brasil. Com suporte em português, inglês e espanhol, a unidade será responsável por atender clientes do mundo inteiro, principalmente os da América Latina, e será integrada aos outros sete centros que a empresa mantém nos Estados Unidos, Austrália, Bélgica, Canadá e Japão.
O SOC também terá integração com a X-Force, uma equipe de pesquisadores dedicada à detecção de vulnerabilidade e ameaças de hackers em âmbito global. O objetivo do centro é se antecipar às ameaças e, dessa forma, garantir a proteção dos clientes. Entre os serviços que serão executados estão o monitoramento e gerenciamento da infra-estrutura de segurança e gestão de logs. Os clientes podem acessar os serviços e controlá-los de forma online, pelo portal da unidade.
"A integração com os outros SOCs nos abastece de informações e nos dá uma visão global das vulnerabilidades e ataques que estão acontecendo em todo o mundo em tempo real?, explica o responsável pela IBM ISS (Internet Security Systems) no Brasil, Rogério Morais. A inauguração faz parte da estratégia de trabalhar de forma integrada em todo o mundo, oferecendo serviços para clientes de vários países em diferentes localidades. Com o SOC no Brasil, a IBM espera ampliar a base de clientes globais, investindo principalmente nas áreas financeira e de varejo, pois, segundo a empresa, esses segmentos contam com operações centralizadas na Internet que podem correr riscos de invasão.