O Sebrae-SP vai investir cerca de R$ 30 milhões em novos projetos e programas de expansão de incubadoras já apoiadas pela entidade. A vigência dos próximos convênios vai de 2 de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2010, de acordo com o edital de seleção de propostas lançado nesta sexta-feira (13/6).
Entre os requisitos para as novas incubadoras está a apresentação de estudos de viabilidade técnica e econômica e, para as já assistidas pelo programa, a demonstração de resultados e plano de negócio para o próximo período, que serão analisados por uma comissão técnica.
Atualmente, o Sebrae-SP apóia 79 incubadoras no estado, desde as tecnológicas até as mistas e especializadas em agronegócios, abrigando mil empresas, que geram 3,6 mil empregos.
"As incubadoras de empresas são agentes importantes para a inovação tecnológica, propiciando o desenvolvimento local e regional, por meio da criação e fortalecimento de empresas e produtos inovadores", afirma Evelin Astolpho, coordenadora do Programa de Incubadoras do Sebrae-SP.
O objetivo das incubadoras é proporcionar condições necessárias para que as micro e
pequenas empresas possam se fortalecer por meio da transferência de conhecimento e de tecnologia de instituições de ensino e de pesquisa, antes de se lançarem no mercado. Além disso, a incubadora oferece capacitação e assistência técnica e gerencial para que os empreendedores possam superar as barreiras existentes nos primeiros anos de sua atuação.