O número de CDs de softwares falsificados apreendidos em maio atingiu 213,6 mil cópias, volume 106% superior ou o dobro na comparação com abril, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Software(Abes). A entidade diz que foram realizadas 56 operações antipirataria ano período, que também resultaram na retirada de circulação de 855 anúncios destinados à venda de produtos ilegais e de 15 sites com a mesma finalidade. Minas Gerais liderou o ranking de apreensões e fechou o mês com 158,1 mil mídias apreendidas.
"Ao longo deste ano temos conquistado resultados cada vez melhores no combate à pirataria de software e, na nossa avaliação, isso se deve a uma série de fatores como o engajamento dos setores público e privado, o trabalho conjunto desenvolvido pelas diversas esferas da polícia e a maior conscientização da população", comentou Antônio Eduardo Mendes da Silva, coordenador do Grupo de Defesa da Propriedade Intelectual da Abes.
Ele enfatizou ainda que estudo divulgado pela IDC em maio mostra que pelo sexto ano consecutivo o Brasil teve queda no índice de pirataria de software que, em 2010, foi estimado em 54%.
- Pirataria