IBM e Poli USP unem-se para oferecer capacitação e certificações em TI

0

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) acaba de fechar parceria com a IBM Brasil para um projeto inovador de capacitação, o "IBM Smart Professional". O programa, que visa atender à demanda do mercado por profissionais da área de tecnologia da informação, envolve união entre empresas e universidades de todo o Brasil, com o objetivo de capacitar e certificar estudantes, professores e profissionais de TI em tecnologias IBM, de acordo com a necessidade do mercado local. O 'IBM Smart Professional' oferece capacitação virtual. Já as certificações são realizadas na própria universidade.
Com este programa, a Poli passa a oferecer um diferencial aos seus alunos, que é a possibilidade de obter conhecimento tecnológico de acordo com a necessidade do mercado. Empresas que utilizam tecnologia IBM indicam suas demandas de capacitação e, assim, os professores e os profissionais destas empresas trabalham em conjunto nos Ciclos de Capacitação Smart Professional. "Essa nova atividade na nossa Escola está alinhada ao nosso propósito que é garantir o mais alto nível de excelência na formação e preparação dos nossos alunos para o mercado de trabalho. Vamos iniciar com as certificações de Cloud Computing e da linha de produtos WebSphere, que prometem despontar como o que há de mais moderno na área, e posteriormente serão oferecidos outros conjuntos de certificações orientados a outros perfis tecnológicos", afirma o Professor Jorge Risco Becerra, coordenador do programa pela Poli USP.
"O programa Smart Professional nasceu para que a inclusão dos universitários no mercado de trabalho seja facilitada por meio da qualificação. Os professores passam a ter acesso gratuito ao material de capacitação IBM e replicam esse conhecimento para os estudantes, que ficam preparados para as reais necessidades das empresas", explica Ricardo Mansano, líder do Centro de Inovações da IBM Brasil. "Outro diferencial da iniciativa é que, na área de tecnologia, as certificações funcionam como uma porta de entrada para um ambiente que tende a ser cada vez mais exigente e competitivo", completa.
Segundo pesquisa do Institute Data Corporation (IDC) Brasil, as chances de um profissional certificado conseguir um emprego aumentam 53% em relação a profissionais que não possuem este título. Para aqueles que já estão no mercado, a pesquisa mostra que os profissionais certificados podem alcançar salários de 10 a 100% superiores à média que o mercado paga a profissionais sem certificação que ocupam as mesmas funções.
No lançamento do programa na USP, no dia 14 de junho, os interessados poderão assistir a uma palestra do Gerente de Novas Tecnologias Aplicadas da IBM Brasil, Cezar Taurion, a e do Líder de Arquitetura Profissional da IBM América Latina, Marcelo Sávio, que irão tratar do tema Cloud Computing e da importância da certificação nesse segmento.
As certificações disponíveis via Smart Professional são:
• Certificações UML, RUP, SOA, BPM, XML e Cloud Computing
Todas as certificações das linhas de produto:
• IUM: DB2, COGNOS, Content Manager, Informix, Optim;
• Rational: APPScan, Clear Quest, Functional Tester, Quality Manager, RDZ;
• Lotus: Connections, Domino, Live, Notes, Quickr;
• WebSphere: WAS, WPS, iLOG, Message Broker , Lombardi;
• Tivoli: TSM, TIM, TAM, MAXIMO , Netcool.
Além destes benefícios, os participantes podem utilizar a rede social developerWorks Brasil, portal IBM para desenvolvedores e profissionais de TI, comunicando-se com profissionais e experts de TI do mundo inteiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.