A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) acaba de fechar parceria com a IBM Brasil para um projeto inovador de capacitação, o "IBM Smart Professional". O programa, que visa atender à demanda do mercado por profissionais da área de tecnologia da informação, envolve união entre empresas e universidades de todo o Brasil, com o objetivo de capacitar e certificar estudantes, professores e profissionais de TI em tecnologias IBM, de acordo com a necessidade do mercado local. O 'IBM Smart Professional' oferece capacitação virtual. Já as certificações são realizadas na própria universidade.
Com este programa, a Poli passa a oferecer um diferencial aos seus alunos, que é a possibilidade de obter conhecimento tecnológico de acordo com a necessidade do mercado. Empresas que utilizam tecnologia IBM indicam suas demandas de capacitação e, assim, os professores e os profissionais destas empresas trabalham em conjunto nos Ciclos de Capacitação Smart Professional. "Essa nova atividade na nossa Escola está alinhada ao nosso propósito que é garantir o mais alto nível de excelência na formação e preparação dos nossos alunos para o mercado de trabalho. Vamos iniciar com as certificações de Cloud Computing e da linha de produtos WebSphere, que prometem despontar como o que há de mais moderno na área, e posteriormente serão oferecidos outros conjuntos de certificações orientados a outros perfis tecnológicos", afirma o Professor Jorge Risco Becerra, coordenador do programa pela Poli USP.
"O programa Smart Professional nasceu para que a inclusão dos universitários no mercado de trabalho seja facilitada por meio da qualificação. Os professores passam a ter acesso gratuito ao material de capacitação IBM e replicam esse conhecimento para os estudantes, que ficam preparados para as reais necessidades das empresas", explica Ricardo Mansano, líder do Centro de Inovações da IBM Brasil. "Outro diferencial da iniciativa é que, na área de tecnologia, as certificações funcionam como uma porta de entrada para um ambiente que tende a ser cada vez mais exigente e competitivo", completa.
Segundo pesquisa do Institute Data Corporation (IDC) Brasil, as chances de um profissional certificado conseguir um emprego aumentam 53% em relação a profissionais que não possuem este título. Para aqueles que já estão no mercado, a pesquisa mostra que os profissionais certificados podem alcançar salários de 10 a 100% superiores à média que o mercado paga a profissionais sem certificação que ocupam as mesmas funções.
No lançamento do programa na USP, no dia 14 de junho, os interessados poderão assistir a uma palestra do Gerente de Novas Tecnologias Aplicadas da IBM Brasil, Cezar Taurion, a e do Líder de Arquitetura Profissional da IBM América Latina, Marcelo Sávio, que irão tratar do tema Cloud Computing e da importância da certificação nesse segmento.
As certificações disponíveis via Smart Professional são:
• Certificações UML, RUP, SOA, BPM, XML e Cloud Computing
Todas as certificações das linhas de produto:
• IUM: DB2, COGNOS, Content Manager, Informix, Optim;
• Rational: APPScan, Clear Quest, Functional Tester, Quality Manager, RDZ;
• Lotus: Connections, Domino, Live, Notes, Quickr;
• WebSphere: WAS, WPS, iLOG, Message Broker , Lombardi;
• Tivoli: TSM, TIM, TAM, MAXIMO , Netcool.
Além destes benefícios, os participantes podem utilizar a rede social developerWorks Brasil, portal IBM para desenvolvedores e profissionais de TI, comunicando-se com profissionais e experts de TI do mundo inteiro.
- Oportunidade