Todo mundo gosta de unir o útil ao agradável. O problema muitas vezes é conseguir fazer isso de forma eficaz para que se tenha bons resultados no campo dos negócios. Nas ações de email marketing isso não é diferente, queremos engajar o maior número de pessoas, passar informações da melhor maneira possível e faturar cada vez mais com nossas campanhas. Para fazer tudo isso funcionar você deve ficar atento às novidades, às tendências e jamais se esquecer de manter um bom relacionamento com os destinatários. Confira algumas dicas para otimizar o retorno nas campanhas digitais:
– Otimize o seu e-mail para dispositivos móveis: segundo Joel Book, o Email Evolution Conference 2010 foi o ano das redes sociais e 2011 vai ser o ano dos mobiles. O número de pessoas que usam o celular para ver email e se comunicar com outras pessoas cresce a cada dia e você tem que estar preparado para essa tendência. Faça uma versão de seu email marketing para que seja visualizado no celular por esses destinatários.
– Estimule as pessoas a te seguirem e não apenas encaminharem seus e-mails: utilize as redes sociais sabiamente. Se mais pessoas te seguirem e, consequentemente, compartilharem seus links, maiores são as chances de novas pessoas se cadastrarem em seu site para receber suas mensagens.
– Utilize links em seu email: não deixe seu destinatário com dúvida, a cada nova informação, seja institucional ou promocional, forneça um link de acesso ao seu site.
– Cuidado com as palavras e expressões fiscalizadas por antispam: não use palavras que podem entregar seu email marketing na caixa de spam. Dica extra: monitore sua caixa de spam e fique de olho nos termos usados, faça isso para ter uma lista de termos que você não deve usar.
– Dê a seus assinantes acesso especial: disponibilize para seus assinantes ofertas específicas. As pessoas gostam de exclusividade, isso pode parecer repetitivo, mas vale à pena lembrar! Se alguém se cadastrou em seu site, certamente tem interesse em seu negócio, aproveite a oportunidade!
Aproveite da melhor forma as tendências para esse ano e cultive cada vez mais o bom relacionamento com seus destinatários, isso poderá render bons frutos!
*Any Zamaro é assistente de marketing da Virid Interatividade Digital.
- Any Zamaro da Virid