O governador Geraldo Alckmin entrega nesta sexta-feira, 13, um centro de radioterapia e radiologia em Heliópolis, zona Sul da capital paulista, unidade passa integrar a Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, do governo paulista. Com investimento de R$ 17,8 milhões, o centro, que fica dentro do mega-ambulatório de oncologia do Hospital Heliópolis, vai realizar atendimentos de combate ao câncer de cabeça e pescoço, neurologia, gastroenterologia, coloproctologia e ginecologia.
Foram instalados dois aceleradores lineares, que juntos serão responsáveis por realizar aproximadamente 45 mil sessões de radioterapia por ano. A unidade também terá um serviço de apoio diagnóstico e terapêutico, composto por um PET-CT (tomografia computadorizada por emissão de pósitrons), a mais moderna tecnologia para rastreamento de tumores.
Além disso, o novo serviço vai contar com outros dois tomógrafos, dois aparelhos de raios-X convencional, uma ressonância magnética, um aparelho de raio-X telecomandado, um mamógrafo e um aparelho radiodiagnóstico odontológico. Assim que estiver operando em plena capacidade a unidade vai ofertar duas mil tomografias, 800 ressonâncias magnéticas e 150 tomografias com material radioativo mensalmente.
"O novo centro de radioterapia e radiologia consolida a capacidade assistencial do Hospital Heliópolis, colocando-o como um dos principais serviços do SUS da capital paulista na área de oncologia e garantindo assistência regionalizada aos pacientes", afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.
O mega-ambulatório de oncologia do Hospital Heliópolis faz parte da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, programa que unifica e padroniza protocolos de atendimento e mantém uma única regulação, por meio de uma Central de Regulação Oncológica, facilitando, assim, o acesso do paciente ao tratamento.