O Uber começou nesta segunda-feira, 13, a oferecer viagens de helicóptero na cidade de São Paulo. O UberCOPTER será uma opção de transporte de passageiros ao lado dos serviços já existentes UberX e UberBlack.
Como o projeto, ainda em fase de piloto, é fruto de uma parceria com a Airbus, o usuário será redirecionado para o site da empresa quando clicar na opção. O usuário deve preencher um breve cadastro com informações pessoais como RG, CPF, celular e peso.
A aeronave comporta até cinco passageiros, desde que o limite de 500 kg seja respeitado. O peso do que os passageiros podem levar consigo também é limitado: malas de mão não podem ultrapassar 5kg e bagagens devem ter até 25 kg.
A cobrança é individual, ou seja, cada passageiro paga a conta. O valor é uma combinação do custo variável do UberBlack e do preço de deslocamento entre os pontos de decolagem e pouso. Um voo entre o Blue Tree, na Avenida Faria Lima, e o Aeroporto de Guarulhos, custa em média R$ 271 por assento. O tempo do deslocamento é de 12 minutos, em média. Já uma viagem entre o Hotel Transamérica para o Blue Tree Faria Lima sai por R$80 por assento.
Além de Guarulhos, outros três aeroportos participam do projeto (Viracopos, em Campinas, e Campo de Marte e Congonhas, em São Paulo), além de cinco helipontos. As aeronaves são de três operadoras, AirJet, Helimarte e UniAir.
A iniciativa é fruto de uma parceria anunciada em janeiro por Uber e Airbus. Na época, as empresas informaram que fariam "transporte sob demanda em helicópteros H125 e H130 do Airbus Group".
Até quinta-feira,16, o serviço terá valores promocionais.