Fiserv está avançando a digitalização dos pagamentos na América Latina ao permitir que os comércios da Argentina aceitem pagamentos feitos com o Pix, método de pagamento eletrônico instantâneo popular oferecido pelo Banco Central do Brasil.
Esta é a primeira vez que os comércios na Argentina poderão aceitar pagamentos com Pix. Dessa forma, os brasileiros visitando o país poderão fazer compras com Pix em estabelecimentos locais, aumentando sua competitividade no mercado. A capacidade de aceitar um meio de pagamento eletrônico adicional pode aumentar a eficiência e reduzir os custos para o comércio, além de aumentar a segurança e melhorar a experiência do usuário.
A aceitação do pagamento Pix estará disponível através de dispositivos Clover, e por meio de um site para comércios que usam seus terminais PosNet. A experiência de pagamento é similar à que existe hoje no Brasil com a leitura de um QR Code, e o valor a ser pago será convertido em reais no momento da compra para o usuário final, evitando riscos de variações cambiais.
Com esta incorporação tecnológica no mercado portenho os consumidores pagarão a taxa de IOF aplicável para transações de câmbio, tornando as transações por Pix mais econômicas e seguras. Os comércios também terão oportunidade de promover os pagamentos digitais nos negócios de varejo e de continuar promovendo a digitalização dos pagamentos, em busca de maior inclusão financeira.