Um novo relatório da F5 revela que, embora 75% das empresas estejam implementando IA, 72% relatam problemas significantes em relação à qualidade de dados e uma incapacidade para escalar práticas de dados.
Baseado em entrevistas com 700 líderes de tecnologia de todo o mundo, incluindo 25 do Brasil, o estudo O estudo 2024 State of Artificial Intelligence Application Strategy Report mostra que à medida que as empresas constroem um novo stack para suportar a crescente gama de serviços digitais movidos por IA, novos desafios surgem nas camadas de infraestrutura, dados, modelo, serviços de aplicação e aplicações, que precisam ser superados para uma adoção escalável generalizada.
"A IA é uma força disruptiva, que capacita as empresas a criar experiências digitais inovadoras e singulares. É importante considerar, no entanto, que as questões práticas da implementação de IA são muito complexas. Sem uma abordagem adequada e segura, o uso de IA pode ampliar significantemente a postura de risco de uma organização", disse Kunal Anand, Vice-Presidente Executivo e CTO da F5. "O nosso relatório destaca uma tendência preocupante: em sua ânsia por utilizar IA, muitas empresas desconsideram a necessidade de uma base sólida. Esse descuido não só diminui a eficácia de suas soluções de IA, mas também expõe as empresas a um grande número de ameaças à segurança."
As organizações estão entusiásticas acerca das perspectivas dos impactos da IA generativa nos negócios. Os entrevistados a citaram como a mais empolgante tendência tecnológica de 2024. Entretanto, apenas 24% das organizações dizem haver implementado IA generativa em escala.
Embora o uso de IA generativa esteja em ascensão, frequentemente os casos de uso mais comuns servem a funções menos estratégicas.
Os casos de uso mais citados como já implementados pelos entrevistados incluem copilotos e outras ferramentas de produtividade para funcionários (em uso por 40% dos entrevistados) e ferramentas de atendimento ao cliente, como chatbots (36%). As ferramentas para automação do fluxo de trabalho (36%) foram citadas como o caso de uso de IA de maior prioridade.
Obstáculos ao crescimento da IA nas camadas de infraestrutura e de dados
Quando os líderes empresariais examinam os desafios à implementação de aplicações baseadas em IA em escala, citam três principais preocupações encontradas na camada de infraestrutura:
• 62% apontam o custo da computação como uma grande preocupação no crescimento da IA
• 57% citam a segurança dos modelos como preocupação primária. Para resolver isto, os líderes empresariais esperam gastar 44% a mais em segurança ao longo dos próximos anos
• Mais de metade dos entrevistados (55%) ressaltam sua preocupação com o desempenho em todos os aspectos do modelo IA
Na camada de dados, a maturidade dos dados é um desafio mais imediato e potencialmente. Isso impacta a implementação generalizada de IA:
• 72% dos entrevistados citam a qualidade dos dados e uma incapacidade de ampliar práticas de dados como um dos principais obstáculos à ampliação da IA
• 53% apontam a falta de habilidades (head count) com IA e dados como um grande impedimento
• Embora 53% das empresas afirmem ter em operação uma estratégia de dados definida, mais de 77% das organizações entrevistadas dizem não ter uma fonte única de verdade para seus dados
A segurança cibernética permanece uma grande preocupação e consideração
Segundo o estudo, a segurança cibernética é uma preocupação principal para aqueles encarregados de entregar serviços de IA. Fatores como ataques movidos por IA, privacidade de dados, vazamento de dados, e maior responsabilidade se classificam dentre as principais preocupações com segurança de IA.
Quando perguntados sobre como planejam defender-se contra essas ameaças, protegendo as implementações de IA, os entrevistados concentram-se em app services. Isso inclui segurança de APIs (Application Programming Interfaces), monitoramento e proteção contra DDoS e bots:
• 42% afirmam estar usando ou planejando usar soluções de segurança para APIs para salvaguardar os dados que atravessam modelos de treinamento de IA
• 41% usam ou planejam usar ferramentas de monitoramento para ter visibilidade sobre o uso de apps de IA
• 39% usam ou planejam usar proteção contra DDoS para os modelos de IA
• 38% usam ou planejam usar proteção contra bots para os modelos de IA