O spam para golpes funciona melhor quando transmite aos destinatários uma idéia de familiaridade e legitimidade, seja criando a ilusão de que o e-mail é de um amigo ou colega, ou dando avisos plausíveis de uma instituição respeitada. O alerta é do Dr. James Blascovich, professor de psicologia na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, e autor principal do estudo intitulado "Jogos Psicológicos".
O professor realiza análises de e-mails fraudulentos distribuídos com mais freqüência para mostrar como os criminosos virtuais roubam informações confidenciais, pessoais e financeiras. "Quando a vítima abre o e-mail, os criminosos usam dois processos motivadores básicos: a abordagem e a rejeição, ou uma combinação dos dois, para convencê-la a clicar em links perigosos, fornecer informações pessoais ou baixar arquivos arriscados?, explicou.
De acordo com o professor Blascovich, uma chave importante para o sucesso dos golpistas é a familiaridade. Um exemplo disso é o golpe de phishing, que usa o disfarce de um banco conhecido ou de renome nacional, de uma administradora de cartões de crédito, ou até mesmo de um site de leilões pela internet.
Recentemente, o McAfee Avert Labs descobriu que o número de sites de phishing aumentou 784% no primeiro semestre. Os endereços de internet mais conhecidos são cada vez mais atacados. Em dezembro do ano passado, os criminosos virtuais atacaram o MySpace e usaram um worm para transformar links legítimos naqueles que levam os consumidores a um site de phishing criado especificamente para roubar informações pessoais.
"As mensagens estão mais sofisticadas. Ao contrário dos primeiros e-mails de phishing, que, muitas vezes, continham erros de ortografia, gráficos e linguagem deselegante, os golpes mais recentes parecem ser mais legítimos, tem imagens de melhor qualidade e copiam quase perfeitamente o texto usado por instituições respeitadas", afirmou David Marcus, gerente de pesquisa e comunicações de segurança do McAfee Avert Labs.
Os golpes de phishing também usam técnicas para amedrontar os usuários, como "Aviso Urgente de Segurança" e "Recadastre a sua conta", "Preencha e Envie Imediatamente" ou "Não Perca a Oportunidade", "Você Ganhou" e "descontos de 90%", entre outros. O objetivo é fazer o usuário pensar que se não agir, vai acabar perdendo algo.