A web vem sendo incorporada cada vez mais pelo consumidor brasileiro, segundo a quinta edição do levantamento sobre internet no país, realizado pela F/Nazca com apoio operacional do Datafolha.
De acordo com a pesquisa, entre os brasileiros com mais de 16 anos, 15% disseram ter o costume de consultar a rede antes de comprar em estabelecimentos de rua ou shoppings. Isso significa, segundo a pesquisa, que a plataforma virtual é responsável, de forma direta ou indireta, por cerca de R$ 51 bilhões do comércio varejista nacional.
Daqueles que afirmaram recorrer à internet, 63% possuem acesso em casa, 60% navegam no site da loja e 58% disseram levar em consideração a opinião de outros internautas.
O estudo revelou ainda que 12,6% da população, 16,5 milhões de pessoas, já adquiriu produto ou serviço de forma on-line e que 72% o fizeram de suas residências. Os dados ganham ainda mais destaque quando se leva em consideração o fato de que a assiduidade é um traço marcante do perfil de navegação no Brasil: 83% dos 66 milhões de internautas identificados pela pesquisa entram na rede pelo menos uma vez por semana e 32% a utilizam todos os dias.
Segundo Fabio Fernandes, presidente e diretor de criação da F/Nazca, os resultados indicam a necessidade de um novo fôlego à democratização da internet no país. "A difusão do acesso, sobretudo doméstico, deixou de ser um argumento meramente cultural para ganhar ainda mais relevância econômica. Pelo nosso levantamento fica claro que internet em casa é praticamente condição tanto da compra quanto da pré-compra a distância", afirmou Fernandes, ressaltando que a conexão nos lares, no entanto, é realidade apenas de 26% da população.
O levantamento foi realizado em março deste ano e foram feitas 2.117 entrevistas em todo o país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%.
- Comércio eletrônico