A Telefônica afirmou por meio de comunicado que concluiu a ampliação dos servidores DNS (que fazem a conversão do endereço dos sites digitados pelos internautas para o endereço IP correspondente) no data center localizado em Alphaville, na Grande São Paulo. Com isso, a capacidade de acesso à internet dobrou para 160 mil pacotes por segundo somente nessa unidade e os processos responsáveis pela autenticação e navegação na rede foram separados para dar mais agilidade ao serviço.
A medida faz parte do plano da Telefônica para recuperar a autorização de vendas do serviço de banda larga Speedy, suspensas pela Agência Nacional desde o dia 19 de junho. O plano, já apresentado à Anatel, foi concebido em três etapas e prevê a antecipação de um aporte de R$ 70 milhões dos R$ 750 milhões em investimentos totais programados pela operadora para 2009.
A primeira fase do plano está prevista para ser concluída em até 30 dias e seu objetivo principal era justamente a readequação de capacidade dos pontos DNS, responsáveis pelo processamento dos pacotes de internet. Outro aspecto previsto na primeira etapa é o investimento em mecanismos mais robustos que garantam a segurança da rede, evitando ataques externos.
Mais outros dois pontos de investimento imediato é o aumento da capacidade para redes internacionais e a ampliação da rede IP, com a instalação de mais equipamentos intermediários. Além disso, o plano também prevê a revisão de todos os procedimentos e tecnologias utilizadas na manutenção da rede.
- Primeiro passo