As vendas mundiais de netbooks devem totalizar 33 milhões de máquinas neste ano, o que representa um crescimento de 99% ante os 16,4 milhões do ano passado. Com isso, essa nova categoria de equipamentos deve passar a responder por 20% das vendas totais de notebooks no mundo, segundo dados da DisplaySearch, empresa de pesquisas do NPD Group.
Em contrapartida a esse crescimento, o estudo aponta que as vendas de notebooks pela primeira vez não apresentarão avanço e tendem a somar 129,5 milhões neste ano, se mantendo estáveis na comparação com 2008, quando totalizaram 129,6 milhões de unidades comercializadas.
Segundo o NPD, apenas na América Latina as vendas de netbooks devem contabilizar 1,9 milhão de unidades neste ano, o que, se confirmado, representará um acréscimo de 88,1% na compração com 2008, quando totalizou 1 milhão de unidades. Já as vendas de notebooks na região terão um crescimento menos acelerado, de 19,8%, atingindo 5,4 milhões de unidades.
O estudo analisa que a venda de mininotebooks e netbooks começa a canabalizar a de notebooks, já que enquanto um modelo apresenta incremento expressivo nas vendas, o outro começa a dar sinais de desaceleração.
- Avanço expressivo