Webdesigner alega ser dono de 84% do Facebook

0

Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, poderá ter uma grande dor de cabeça nos próximos meses. O motivo é um processo movido, no fim do mês passado, numa corte de Nova York (EUA), pelo webdesigner Paul Ceglia no qual alega ser dono de 84% dos ativos da rede social. Na ação, ele exige que Zuckerberg lhe transfira a propriedade e os ativos financeiros do site.
Ceglia afirma que Zuckerberg o contratou para desenhar o Facebook no dia 28 de abril de 2003, sob a condição de que receberia cerca de US$ 1 mil por mês, obteria o controle de 50% do projeto e ainda teria um adicional de 1% ao dia depois de 1º de janeiro de 2004 até que o trabalho fosse concluído. Isso, segundo o webdesigner, o deixou com o controle de 84% do Facebook, e, portanto, o tornou dono da empresa.
Uma suposta cópia do contrato entre Zuckerberg e Ceglia que circula na internet atesta que o webdesigner foi contratado para "o desenho de uma página adequada ao projeto já iniciado do contratante [Zuckerberg] de oferecer aos estudantes da Universidade de Harvard acesso a um yearbook [espécie de livro de memórias de turmas de estudantes, comum em escolas e faculdades americanas] em tempo real, com o título provisório de 'The Face Book'".
Em comunicado, o Facebook declarou que a ação "é completamente frívola e disse que vai lutar vigorosamente" na Justiça. A rede social ainda afirmou que levará o caso a instâncias federais, já que o litígio foi registrado numa corte estadual, que não pode emitir decisão definitiva.
O juiz do caso, Thomas Brown, decidiu que, enquanto as partes envolvidas não forem devidamente ouvidas, a transferência de ativos financeiros do Facebook está bloqueada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.