Apesar de ter causado boa impressão entre os especialistas, o Windows 7, o novo sistema operacional da Microsoft, tem representado um problema para os desenvolvedores de software. Estudo conduzido pela Embarcadero, desenvolvedora de aplicações para bancos de dados, aponta que, embora 54% dos programadores já tenham produzido algum aplicativo para o sistema operacional, 34% deles avaliam que atender os usuários com versões anteriores do Windows será um desafio.
O estudo revela que o suporte a tecnologias populares, como as sensíveis ao toque, Touch e Multi-Touch, desperta o interesse de muitos desenvolvedores, mas enquanto as empresas não substituírem as versões do Windows XP para o Windows 7, o novo sistema operacional ainda será visto com certa insegurança pelo mercado.
A pesquisa mostra que 15% dos programadores ainda preferem esperar por uma adesão maior à nova versão do sistema operacional do que começar a desenvolver agora, enquanto cerca de 10% preferem esperar até pelo menos 2012, quando os analistas calculam que as empresas deixarão de usar o XP.
Ainda de acordo com o relatório da Embarcadero, a prioridade para os desenvolvedores serão as pequenas e medias empresas, principalmente para o desenvolvimento de aplicações para desktop. Mais de 10% deles, no entanto, afirmaram que o Windows 7 os força a "ter de aprender coisas novas" e isso é "um grande empecilho".
A Embarcadero ouviu 606 desenvolvedores.
- Desafio