Cresce intenção de compra no varejo on-line de SP no trimestre

0

O índice de consumidores de São Paulo que pretendem adquirir bens duráveis ou semiduráveis pela internet entre julho e setembro aumentou 1,3 ponto porcentual na comparação com o mesmo período de 2010, segundo pesquisa de intenção de compra no varejo divulgada nesta quarta-feira, 13, pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), da FIA (Fundação Instituto de Administração) e da Felisoni Associados.
Entre os 500 entrevistados, 88,3% informaram que devem comprar pela internet neste terceiro trimestre, ante 87% no mesmo intervalo do ano passado. As categorias que apresentaram aumento nas intenções de compra em relação ao terceiro trimestre do ano passado são eletroeletrônicos (alta de 36,1%), informática (avanço de 31,9%) e telefonia (aumento de 27,2%). De acordo com a empresa de monitoramento de comércio eletrônico e-bit, que realizou o levantamento, estes produtos somados aos da linha branca (geladeiras, fogões, micro-ondas) representam mais da metade de todas as compras via internet.
A elevação do índice de intenção de consumo pela web, embora modesta, contrasta com a forte redução de 3,2 pontos percentuais do varejo tradicional. Na comparação ao terceiro trimestre do ano passado, as intenções de compra entre julho e setembro deste ano cairão de 75,6% para 72,4%. Segundo a e-bit, o aumento do e-commerce em relação ao varejo tradicional é explicado tanto pelo maior poder de compra do consumidor da internet quanto pelo aumento dessa modalidade de comércio no Brasil – enquanto o varejo tradicional registrou alta de 13% no ano passado, na internet o crescimento chegou a 40% no mesmo período.
Ainda de acordo com a empresa de monitoramento de comércio eletrônico, o e-commerce movimentou R$ 15 bilhões no Brasil em 2010 e estimativa é que alcance R$ 20 bilhões neste ano – projeção que não inclui sites de compras coletivas, cujo faturamento é estimado em R$ 1 bilhão neste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.