O mercado de veículos autônomos ganhou mais um reforço esta semana, depois que a Huawei e a Audi anunciaram que vão unir esforços para desenvolver veículos inteligentes e conectados. O memorando de entendimento entre as duas empresas prevê a colaboração para o avanço de tecnologias de condução remota e serviços conectados.
O acordo ainda prevê que as duas companhias trabalhem em programas de capacitação de profissionais que sejam capazes de desenvolver tecnologias automotivas. A Huawei incentiva ações que contribuem para as metas estabelecidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU desde 2015, o que inclui investimentos em capacitação e emprego pleno e produtivo para todas e todos.
Para que veículos conectados possam trocar informações com o ambiente ao seu redor, é necessária uma conexão de dados estável e de alta qualidade. Para isso, as duas empresas iniciaram a organização 5GAA, que realiza testes e demonstrações em vários países, incluindo Alemanha e China, para garantir o crescimento da indústria.
No ano passado, com o auxílio da Huawei, a Audi tornou-se a primeira fabricante de automóveis estrangeira a implantar a tecnologia "LTE-V" em vias públicas na China. A "LTE-V" é um padrão de conectividade para carros que permite aos motoristas receber informações do trânsito em tempo real via conexões com sistemas de semáforos e monitoramento de vídeo nos cruzamentos.