Um juiz da corte distrital do estado de Utah, nos Estados Unidos, considerou que a Novell é a proprietária dos direitos autorais do Unix e UnixWare. A sentença refuta os argumentos de quebra de contrato da SCO e significativa um duro revés em sua batalha pelos direitos autorais do Unix.
A Justiça também determinou que a SCO deve ressarcir à Novell parte das receitas de licenciamento de sistemas Sun Microsystems e Microsoft, que deveria ter pago pela venda de licenças, segundo o jornal americano The Washington Post.
A decisão pode ter implicações também no processo em andamento da SCO contra a IBM. A SCO havia alegado que a IBM violou sua propriedade intelectual contribuindo com o Linux. Agora que a justiça considerou que a SCO não detém os direitos autorais do Unix, tais alegações podem ser eliminadas.
A companhia que teve decisão desfavorável da justiça reconheceu ter sofrido uma derrota significativa no processo contra a Novell, mas disse que a batalha não terminou. Em uma breve declaração no seu site, a empresa disse que estava desapontada com a decisão, mas afirmou que algumas partes do processo ainda não estão resolvidas e deu a entender que pode entrar com um recurso.