Os executivos de TI de empresas dos Estados Unidos avaliam que a economia global só deve ter uma recuperação no primeiro semestre de 2010, segundo estudo realizado pela AT&T.
Com a desaceleração econômica, os CIOs dizem que estão sofrendo pressões por todos os lados. Entre elas está a redução do prazo para obter retorno sobre o investimento (ROI), que foi encurtado na maioria dos casos em até 50%.
Em razão disso, dois terços mencionaram que essa mudança afetou os orçamentos, as estratégias e as prioridades de TI. O estudo revela que as empresas mostram-se menos dispostas a investir em projetos de longo prazo ou que tenham retorno mais demorado.
Outra ponto levantado no relatório é que a redução de custos e maior produtividade são as principais prioridades. Para alcançar essas metas, sobreviver à recessão e continuar crescendo, a pesquisa aponta que as estratégias de TI das empresas americanas devem concentrar o foco em três pontos cruciais: reduzir custos operacionais, melhorar a colaboração com clientes e parceiros, melhorar o desempenho e a produtividade da força de trabalho.
O estudo revela que 87% dos executivos de TI consideraram a redução de custos operacionais como extremamente ou muito importante, 85% classificam a maior colaboração com clientes e parceiros como extremamente ou muito importante e 83% avaliam da mesma maneira o item melhorar o desempenho da força de trabalho.
O estudo se baseou em mais de 70 entrevistas realizadas com CIOs que atuam em multinacionais americanas e européias, que trabalham em aproximadamente 50 empresa com receita média anual de US$ 4,75 bilhões e operações em 28 países.
- Prazo reduzido