Uma pesquisa recente realizada pela Symantec, fabricante de software de segurança, revela que os executivos de TI irão aumentar significativamente os orçamentos para iniciativas relacionadas a boas práticas ambientais. No mundo todo, 63% dos entrevistados esperam um aumento no orçamento para TI verde ao longo dos próximos 12 meses. No Brasil, este percentual sobe para 68%, média igual a da America Latina.
Os entrevistados afirmaram gastar entre US$ 21 milhões e US$ 27 milhões com contas de consumo de energia elétrica de data center. O estudo aponta, que as empresas estão dispostas a pagar mais por produtos eficientes no consumo de energia.
Assim, dois terços dos entrevistados disseram estar dispostos a pagar pelo menos 10% a mais, enquanto 41% dos executivos afirmaram que estariam dispostos a pagar pelo menos 20% a mais. A pesquisa revela que 89% dos participantes classificaram a eficiência dos produtos de TI como um aspecto importante ou muito importante na hora da compra.
O relatório revelou, ainda, que 97% dos participantes disseram estar pelo menos discutindo uma estratégia de TI verde, enquanto 45% comentaram já ter implantado iniciativas de TI verde. Na América Latina, 29% dos entrevistados confirmam a implantação de estratégias de TI verde na empresa e no Brasil, 73% das empresas afirmam possuir um plano para implantação de iniciativas "verdes".
De acordo com a pesquisa, os responsáveis pelas decisões de TI estão cada vez mais justificando as soluções de TI verde não apenas pelo custo e pelos benefícios de eficiência para o departamento de TI. Eles citam, além da redução do consumo de energia elétrica (90%) e a diminuição dos custos com resfriamento (87%), o fato do mercado cada vez mais exigir que as empresas sejam "verdes" (86%).
Para 94% dos entrevistados no Brasil, a eficiência energética das soluções é um aspecto que será cada vez mais importante na hora de escolher os fornecedores.
Entre as principais iniciativas para TI verde, a substituição de equipamentos antigos é a estratégia mais popular, com 95% das empresas apontando os novos equipamentos eficientes no consumo de energia como parte de suas estratégias verdes, seguido pelo monitoramento do consumo de energia (94%), virtualização de servidores (94 %) e consolidação de servidores (93%). Além disso, mais da metade (57%) dos participantes enxerga o SaaS (Software as a Service) como uma boa alternativa "verde".
- Práticas ambientais