A aliança entre a Microsoft e a Nokia para o desenvolvimento de aplicações corporativas – como o Word para o Symbian, sistema operacional para smartphones da Nokia –, anunciada na quarta-feira, 12, pode significar o fim do Windows Mobile, segundo analista do Gartner.
Em um post publicado no site da consultoria, Nick Jones, disse acreditar que, com a adaptação dos aplicativos da Microsoft para o Symbian, o Windows Mobile será deixado de lado. Na opinião dele, a parceria com a Nokia não seria interessante para a Microsoftt se o seu sistema operacional para dispositivos móveis fosse o líder de mercado.
Jones avalia que o quarto lugar ocupado pelo Windows Mobile não é suficiente para concorrer com o Symbian, mesmo considerando todos os anos de investimento no software. "Imagine que você é Steve Ballmer, e depois de dois anos o Windows Mobile ainda é o quarto lugar no mercado de sistemas operacionais para dispositivos móveis. Por quanto tempo você ainda continuaria colocando dinheiro nele?", ironiza o analista. Para Jones, o Windows Mobile 7 será a última versão do programa a ser lançada.
O analista avalia, porém, que a parceria é positiva para a Microsoft na disputa pelo mercado corporativo de mobilidade, já que a empresa enfrentará grande concorência no segmento de serviços móveis de e-mail, comunicações unificadas móveis e colaboração, de empresas como Cisco, Google e Research In Motion (RIM). "A parceria irá auxiliar a Microsoft na luta contra esses competidores", finalizou Jones.
- Fim da linha?