DOJ e governo alemão investigam HP em caso de suborno

0

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) se juntou ao governo da Alemanha para investigar um suposto esquema de suborno da HP. A Justiça alemã acusa a subsidiária local da HP de pagar 8 milhões de euros a oficiais do governo russo para vencer uma licitação pública de 35 milhões de euros envolvendo o fornecimento de computadores à Federação Russa.
Segundo fonte próxima à investigação informou o The Wall Street Journal, o DOJ decidiu fazer parte da averiguação depois que os órgãos reguladores alemães reclamaram da falta de comprometimento da HP com o caso. O DOJ então entrou no processo e exigiu que a gigante norte-americana de TI cooperasse "voluntariamente" com as investigações na Alemanha.
De acordo com a fonte, a HP se recusou a fornecer os arquivos de e-mails e mensagens trocadas entre os executivos suspeitos de envolvimento no caso à Justiça alemã, o que causou irritação nos órgãos reguladores locais. Segundo essa pessoa, a companhia argumentou que os arquivos exigidos têm mais de cinco anos e por isso sua localização é inviável. Em troca, diz a fonte, a HP ofereceu ao governo alemão acesso aos seus registros de mensagens.
A fonte ainda informa que os promotores alemães já investigam o caso há quase dois anos em busca de evidências de que três executivos da HP da Alemanha estariam envolvidos no suposto esquema de suborno. Em dezembro do ano passado, esses executivos foram presos por suspeita de suborno a oficiais estrangeiros, sonegação de impostos e práticas antitruste. Poucos dias depois foram soltos mediante fiança, mas de acordo com a fonte, continuam arrolados como suspeitos no caso de suborno a oficiais russos.
Procurada pelo Wall Street Journal, a HP declarou que o caso envolve executivos que já deixaram a empresa há muito tempo e que os fatos ocorreram há mais de sete anos. A companhia também é investigada pela Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado de capitais dos EUA, por envolvimento em um caso de suborno a oficiais do governo americano. Segundo a fonte, o DOJ pretende fornecer detalhes deste caso à Justiça alemã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.