Após vários anos atuando com um modelo de gestão centralizado no Brasil, a Sonda IT, grupo chileno de serviços de TI e integração de sistemas, decidiu reestruturar suas operações e agora passa a operar no país por meio de três empresas: Sonda Procwork, voltada para serviços de TI, Sonda Software, desenvolvedora de aplicações, e Sonda Telsinc, responsável pela oferta de plataformas.
Luiz Carlos Felippe, presidente do conselho de administração do grupo Sonda IT no Brasil, explica que a decisão de atuar por meio de estruturas separadas visa permitir que cada companhia mantenha o foco no seu principal negócio.
Dessa forma, a Sonda Procwork, que é presidida por Carlos Henrique Testolini, continuará atuando na implantação de software de gestão empresarial, com foco na tecnologia da SAP, no fornecimento de infraestrutura e na prestação de serviços, o que envolve desde a manutenção e suporte de sistemas até a terceirização de processos.
Já a Sonda Software operará principalmente com o desenvolvimento e a comercialização de produtos voltados a rotinas e gestão das áreas fiscais, de comércio exterior, transfer price (modo utilizado pelas empresas do mesmo grupo para limitar as receitas e custos de exportações e importações respectivamente), administração de contratos, validação de cadastros, assim como a terceirização de processos em negócios (BPO) fiscal.
Por fim, a Sonda Telsinc, surgida após a compra da Telsinc em abril deste ano, terá foco na integração de soluções de comunicação, principalmente no que se refere ao segmento Cisco. Nesta nova estrutura, a gestão se manteve com o então presidente da Telsinc, Jorge Hassen.
- Estratégia