O Google está sendo investigado por suas práticas antitruste pela Comissão de Concorrência da Índia (CCI), órgão regulador antitruste do país, segundo o blog de tecnologia TechCrunch. O anúncio foi feito após uma reclamação de um grupo de advocacia indiano ligado ao Consumer Unity and Trust Society (CUTS), órgão internacional de proteção ao consumidor.
O argumento do CUTS é de que o Google pratica atividades anticompetitivas e que tais práticas precisam ser investigadas pela CCI. A preocupação é que a dominância do Google sobre a ferramenta de buscas e publicidade online afete o mercado de pesquisas e de propaganda da Índia, bem como o crescimento do e-commerce, afetando sites de compra online e de agências de viagem.
De acordo com informações do site de notícias especializado em tecnologia ZDNet, a CCI pode emitir uma multa máxima de até 10% do volume de negócios da empresa ou três vezes seu lucro líquido.
O Google enfrenta investigações similares sobre suas práticas anticompetitivas em diversos países. Recentemente, a empresa iniciou acordo com a União Europeia para modificar a forma como os resultados de buscas são apresentados.