A marca Dove, da Unilever, decidiu adotar o conceito de "gameficação" para promover a sua nova linha de antitranspirantes femininos.
A empresa aposta na tendência de aquecimento do mercado de jogos sociais, que deverá faturar globalmente US$ 6,2 bilhões em 2012, segundo o Gartner. Valendo-se de números da consultoria M2 Research, a Dove acredita que US$ 2,8 bilhões devem ser investidos este ano em ações de marketing com base em gameficação.
Para a campanha, denominada "Abrace a vida com Dove", e empresa escolheu o jogo social Mini Fazenda, da fabricante Vostu, para, por meio de metas e tarefas de desempenho dentro do jogo, reforçar junto aos jogadores os benefícios da Vitamina E como ingrediente do produto.
"Esta ação de gameficação vem reforçar, de forma lúdica, a característica de cuidado com a pele que Dove oferece, além de incentivar a interação e a troca de abraços entre as pessoas", diz a gerente de marketing de Dove desodorantes, Cristina Carvalho, em comunicado.
De acordo com Leonardo Rubinstein, principal executivo de receitas da Vostu, jogos sociais são um bom veículo de marketing digital por promoverem interação e permitirem mensuração de resultados.