Quatro em cada dez empresas (42%) não está familiarizada com análise de big data. Os dados de uma pesquisa da Universidade de Maryland em parceria com as companhias Mzinga e Teradata Aster revelaram que outras 34% estão apenas começando a lidar com a tendência, em estágio inicial, enquanto outros 9% alegam ter tantos dados que nem sabem o que fazer com eles.
O levantamento mostra o quanto o big data, grande volume de dados não estruturados, ainda está caminhando, longe de aproveitamento por completo. Apenas 15% dos consultados se disseram familiar com as informações. O estudo consultou 500 executivos de companhias de diversas áreas dos Estados Unidos, como mídia, serviços, setor financeiro, marketing, RG, engenharia, entre outros.
Entre aqueles que apontaram o big data como importante para os negócios, 53% estão incertos sobre quando irão investir em soluções para isso. Outros 13% assumiram investimento no segmento neste ano, enquanto 25% o planejam para daqui 2 a 5 anos. Apenas 7% acredita que os atuais fornecedores já possuem suporte suficiente para big data.
Quase metade (45%) considera big data importante, mas não vê a tendência como uma prioridade. Outros 20% não souberam responder o quão importante o big data é. Como o assunto está diretamente relacionado aos dados gerados em mídias sociais, 26% indicaram que o feedback de clientes e suas preferências são as informações nas quais estão mais interessados. Uso, comportamento e tendências de conteúdo foram citados por 22%.