O e-commerce conquista cada vez mais espaço entre os consumidores brasileiros. Entre as diversas categorias que colaboram com esse crescimento está o mercado de moda e acessórios, que ocupa o quinto lugar entre os grupos mais vendidos online, o que corresponde a 7% do volume comercializado dentro de um faturamento de R$ 18,7 bilhões contabilizados em 2011, segundo dados da consultoria e-bit.
De olho neste mercado, a VTEX, empresa de tecnologia para o comércio eletrônico, investiu na criação de ferramentas para serem integradas aos sites que auxiliam nas buscas, escolha do produto, segmentação de acordo com perfil, entre outros, e tudo detalhado de acordo com cor, tamanho, estampa, marca, modelo das roupas e acessórios. A carteira de clientes da empresa já conta com mais de 30% de lojas virtuais que pertencem ao segmento de moda.
O principal objetivo das soluções é facilitar a experiência do usuário durante a navegação e ajudá-lo a encontrar o que está procurando, além de criar funcionalidades interativas e de prestação de serviços como a possibilidade de montar looks.
Para Alexandre Soncini, diretor de vendas e marketing da VTEX, o mercado de moda é um segmento que tem um potencial multicanal imenso. “Por exemplo, uma marca que tem uma rede de lojas grande pode não ter que disponibilizar todos os produtos em todas as lojas se ela instalar totens com acesso ao e-commerce, para que o usuário possa comprar online o que não estiver disponível na loja naquele momento. Com essa estratégia, as marcas diminuem seus custos, além de aumentar a experiëncia de compra do consumidor”, diz o executivo.
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