A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Governo do Paraná firmaram nesta terça-feira, 13, um protocolo de intenções para formalizar a cooperação entre a Agência e a Secretaria de Inovação para identificar e selecionar problemas públicos estaduais que possam ser resolvidos por meio de Encomendas Tecnológicas (ETECs).
A assinatura ocorreu durante o '2º Seminário Estadual de Contratação de Inovação pelo Setor Público', que acontece nos dias 13 e 14 de agosto, Canal da Música, em Curitiba (PR).
As encomendas tecnológicas são compras, pelo setor público, de uma solução que não existe no mercado, mas que é demandada pela sociedade, e para a qual é necessário empreender um esforço formal de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
O presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, revelou que esse é o primeiro protocolo de intenções assinado com uma secretaria estadual. "O mundo inteiro está utilizando compras públicas como instrumento de política industrial para estimular a inovação, o desenvolvimento de novos produtos e a modernização da gestão pública. Através das encomendas tecnológicas, temos a chance de construir soluções inovadoras que atendam melhor, de forma mais rápida e eficiente, as aspirações da sociedade", disse.
Cappelli explica que, na prática, a diferença entre uma encomenda tecnológica e uma contratação pública tradicional é o estímulo à inovação. "A forma mais fácil de explicar é comparar quando você vai em uma loja e compra uma roupa pronta ou manda fazer uma roupa sob medida. A encomenda tecnológica é uma roupa sob medida, você vai lá, tira a medida do seu problema e compra o produto perfeito, inovador, para atender aquela questão que você precisa resolver".
Contratação de inovação pelo setor público
O objetivo do '2º Seminário Estadual de Contratação de Inovação pelo Setor Público' é disseminar conhecimentos sobre compras públicas para inovação e ser uma oportunidade de conexão entre os diferentes atores desse ecossistema: gestores públicos, empresários, estudantes e interessados no tema.
O seminário integra as ações da "Missão HUBTEC no Estados", iniciativa da ABDI que tem por objetivo difundir regionalmente os instrumentos de compras públicas, e capacitar gestores públicos responsáveis por compras de inovação.