O Governo Federal, através do GSI-Gabinete de Segurança Institucional, colocou em operação em fevereiro deste ano o Centro de Tratamento de Respostas e Incidentes com o objetivo de coordenar os problemas de segurança da informação no âmbito do Poder Judiciário e do Governo Federal.
Segundo explicou André Machado Caricatti, coordenador do Centro, que moderou nesta terça-feira, 13/9, em São Paulo, o painel sobre Tratamento de Incidentes e Respostas do evento SecGov, o mesmo foi oficialmemte criado no final de 2004, mas o site entrou no ar em fevereiro.
"Trabalhamos com uma equipe enxuta de especialistas e com uma infra-estrutura de TI que não podemos divulgar, por questâo de sigilo.", afirmou.
Explicou ainda que o CTIR está na fase de conversar com os órgãos federais para conseguir apoio, "pois nosso objetivo é agregar valor, oferecer serviços e adquirir conhecimento".
No site da entidade está explicitado que "o CTIR Gov oferece seus serviços na medida em que for solicitado. Dessa forma, busca o intercâmbio de informações estritamente necessárias à solução dos incidentes com outras redes e demais centros".