Indústria de conctact center é a que mais emprega pessoal no Brasil

0

O setor de contact center, que tem como forte a atividade de relacionamento com o cliente, é o que mais gera empregos no mercado brasileiro, revela pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente (Abrarec) e pela E-Consulting.

O estudo, que será apresentado no Conarec 2006, congresso que começou nessa quarta-feira (13/09) e termina amanhã (14/09), foi elaborado com base em entrevistas feitas junto a 1.000 empresas de contact center do país. No ano passado, elas empregavam 230 mil pessoas e a expectativa, este ano, é fechar o quadro com 280 mil funcionários. Mas esse número pode chegar a um milhão se forem incluídos todos os que direta ou indiretamente trabalham nos canais de relacionamento, tais como os fabricantes de hardware, software, integradores, consultorias e treinamento.

A pesquisa também aponta que o setor fechará o exercício 2006 com um crescimento de mais 20% no faturamento, quando comparado com a receita de aproximadamente R$ 5,8 bilhões obtida no ano passado.

O setor de contact center é o que mais investe em treinamento. Além disso, está pronto para exportar, ou seja, todos os executivos entrevistados afirmaram que as empresas têm condições de atender clientes globais a partir das suas operações no Brasil.

O maior problema, entretanto, é a falta de uma política pública capaz tornar viável iniciativa do gênero. A falta de uma linha de financiamento para crescimento do setor, a necessidade de uma nova revisão na política trabalhista e fiscal e de criar uma estratégia de capacitação de recursos humanos para idiomas estrangeiros foram apontadas como os principais gargalos do setor.

De acordo com o estudo, as centrais de atendimento brasileiras têm infra-estrutura adequada, treinamento e qualificação constante, altos investimentos em tecnologia e profissionais flexíveis e cordiais, fatores que facilitam o bom atendimento. Nas empresas entrevistadas, os profissionais de atendimento são treinados no mínimo duas vezes por ano, além disso, um em cada três atendentes tem curso superior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.