Intel quer acelerar adoção de chip de quatro núcleos no Brasil

0

A Intel quer acelerar a adoção da arquitetura de processadores com quatro núcleos, o Quad-Core. Para essa missão a fabricante destacou o vice-presidente e gerente geral do Grupo de Plataforma de Servidores, Kirk B. Skaugen, que manteve nesta quinta-feira (13/9) uma série de visitas com integradores e clientes no Brasil.

Como estratégia, ele apresenta três argumentos que considera convincentes para mercado: a série de processadores Xeon 7300 lançada no último dia 6 (com mais de 20 produtos para servidores e desktops) oferece mais performance, maior economia de energia e simplifica a virtualização.

?Isso significa para o usuário menor custo total de propriedade, maior desempenho para rodar aplicações pesadas como ERP e banco de dados e preservação dos investimentos, já que os processadores recém lançados mantêm compatibilidade com as gerações anteriores e com as futuras?, acrescentou.

Outro fator importante é a redução de custos que a arquitetura proporciona na montagem de um data center. A Intel faz uma comparação: em 2002 um data center com 3,7 teraflops precisava de 25 racks, 512 servidores, mil pés quadrados de área e gastava 128 kVA de energia. Em 2007, esses mesmos 3,7 teraflops necessitam de apenas um rack, 53 blades, 40 pés quadrados de área e consome 21 kVA de energia.

O executivo ressalta a importância que a economia de energia ganhou junto aos fabricantes, que motivou a Intel junto com o Google e uma série fabricantes, organizações e empresas de outros setores a criarem uma associação, www.climatesaverscomputing.org, que se propõe a tomar iniciativas para reduzir o consumo de energia dos computadores em 50% até 2010.

A virtualização, através de uma parceria com a VMware (na qual a Intel tem uma participação societária), é outro fator apontado por Skaugen para que o usuário tenha maior desempenho ao aliar a arquitetura Xeon 7300 com o software VMware ESX Server, e dessa forma reduzir custos com a consolidação dos servidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.