Os orçamentos para tecnologia da informação devem apresentar uma ligeira recuperação em todo o mundo neste ano. De acordo com levantamento do Gartner, os gastos das empresas com TI crescerão 1,1% em relação ao ano passado, quanto o corte atingiu 8,1% em decorrência da crise financeira mundial.
A recuperação, porém, segundo a consultoria, não virá acompanhada de um aumento da representatividade da área de TI dentro das empresas. O diretor de pesquisas do Gartner, Mark McDonald, diz que, à medida que os investimentos de capital (Capex) aumentarem 3% neste ano, o corte das despesas operacionais (Opex) deve aumentar 1,3%, em média, em relação à redução registrada no ano passado.
Segundo o analista, as empresas reconhecem que precisam investir em infraestrutura de TI, mas não querem aumentar os custos, então sacrificam o orçamento destinado à área operacional. McDonald avalia que o aumento dos gastos com TI nas grandes corporações não implicará, diretamente, em mais injeção de recursos. Ele acredita que as grandes empresas irão redirecionar a verba para investir em infraestrutura de TI. As empresas menores, segundo McDonald, são as que expandirão o parque de TI proporcionalmente a outras operações.
Para a pesquisa, o Gartner ouviu 1,6 mil CIOs dos principais mercados de TI do mundo, entre janeiro e agosto deste ano.
- Recuperação