A Mangels Industrial, fabricante brasileira de rodas de aço para automóveis, investiu R$ 3 milhões em um projeto de atualização do seu parque tecnológico. A modernização teve como objetivo suportar o plano de crescimento da empresa para os próximos três anos, que inclui a ampliação da fábrica e o aumento da capacidade de produção.
Para conduzir tal projeto, a companhia contratou a IBM. A atualização do parque tecnológico envolveu a construção de um ambiente centralizado e a aquisição de novos servidores e sistemas de armazenamento de dados, além da implantação de uma infraestrutura totalmente redundante.
Anteriormente, o ambiente de TI da Mangels era composto por servidores distribuídos de diversos fornecedores, o que, segundo a empresa, resultava numa enorme complexidade no gerenciamento dos recursos de TI. Por ser descentralizado, o ambiente também dificultava o acesso e administração das informações e dos dados dos cerca de 3 mil clientes da empresa.
Depois de adquirir duas companhias do segmento de cilindros e gás liquefeito de petróleo (GLP), a Mangels entendeu que era necessário investir em uma infraestrutura de TI mais robusta e escalável, capaz de suportar o gerenciamento de novas e elevadas cargas de trabalho. Dessa forma, o novo ambiente de TI agora dispõe de recursos de virtualização, o que aumenta o aproveitamento da capacidade das máquinas e elimina a necessidade de aquisição de novos servidores. O contrato firmado com a IBM também prevê um possível crescimento para suportar a expansão da empresa nos próximos anos.
A Mangels diz que a centralização do ambiente também possibilitará a redução das despesas com energia elétrica e com alocação de espaço para hospedagem de servidores.
- Projeto