As vendas de telefones celulares no mercado brasileiro somaram 27,3 milhões de unidades nos seis primeiros meses do ano, de acordo com dados da IDC. Segundo a consultoria, deste total, 6,8 milhões foram de smartphones e 20,5 milhões dos chamados feature phones, aparelhos que permitem acesso à internet, redes sociais e sistemas de mensagens instantâneas, porém, não são equipados com sistema operacional.
De acordo com a consultoria, enquanto o mercado de celulares de forma geral sofreu queda de 16%, os feature phones tiveram queda de 29% e os smartphones, expansão de 77%. A IDC projeta que as vendas deste tipo de aparelho devem representar 57% do mercado total de celulares no país até 2015.
A expectativa é que o mercado total de celulares chegue à marca de 62 milhões de unidades vendidas neste ano, número que é 8% menor que o registrado no ano passado. “Deste total, 26% devem ser smartphones e 74% feature phones. Sendo que os aparelhos com sistema operacional devem ter alta de 82% e os celulares tradicionais, queda de 21% em relação ao ano de 2011”, diz Bruno Freitas, analista da IDC.