Os super/hipermercados e atacarejos estão entre os varejistas que mais utilizam aplicativos como canal de venda, sejam apps próprios (29%) ou de terceiros (23%), como de delivery. Os dados são do Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Varejo – pesquisa da TOTVS, maior empresa de tecnologia do país, em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas –, que avalia a adoção de tecnologias e sua performance em estabelecimentos do setor.
O setor teve uma boa performance no índice, registrando 0,45 pontos (em uma escala de 0 a 1), enquanto a média do setor foi de 0,43. O estudo ainda ressalta o investimento do setor supermercadista em ferramentas para gestão de clientes: 31% dos entrevistados afirmaram adotar CRM (Customer Relationship Management), solução para gerenciar e digitalizar o relacionamento com os clientes. Paralelamente, o mesmo percentual de empresas (31%) apontou fazer uso de Programas de Fidelidade, indicando que as duas estratégias estão alinhadas e se complementam, principalmente para as estratégias de promoção, ações comuns realizadas pelo setor.
Quando analisadas as tecnologias para gestão de vendas, comparado ao setor de Varejo como um todo, os super/hipermercados se destacam em relação ao uso TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) e carteiras digitais, ambos com 40%.
Um ponto de destaque é que, mesmo com a boa adoção de canais de venda digital, as lojas físicas ainda têm um papel importante na composição do faturamento do setor supermercadista, 72%, seguido dos representantes/vendas por telefone (16%) e dos canais digitais (12%), alinhado ao perfil geral do varejo.
De olho nos supermercados de proximidade
Os supermercados de proximidade, mercados menores, parte de grandes redes e localizadas a curta distância dos consumidores, obtiveram alto desempenho geral no IPT de Varejo, registrando 0,53 pontos. Uma das razões é o perfil do negócio, pois 65% deles fazem parte de uma rede, fator que contribui para o investimento e bom aproveitamento de tecnologias na operação.
O subsegmento também está entre os que melhor aproveitam a tecnologia a seu favor, uma vez que são os que mais utilizam aplicativos próprios, com 31%, sobretudo com o objetivo de digitalizar os anúncios e promoções, o que anteriormente era feito de maneira mais comum em formado de tabloides impressos.
Os supermercados de proximidade também se diferenciam quanto ao uso de ferramentas para a gestão de clientes, 54% dos entrevistados afirmaram adotar uma solução CRM, o maior percentual identificado no levantamento.