O Canva, plataforma de comunicação visual, divulgou nesta quarta-feira, 13, novos insights de mais de 4.000 líderes de marketing e criação sobre as suas opiniões em relação à IA generativa. A empresa encomendou da Morning Consult uma pesquisa com profissionais de marketing e criativos do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, México, Índia e Austrália, para compreender como a IA está transformando as empresas em que eles trabalham e os seus cargos.
As principais descobertas específicas para o Brasil incluem:
- A IA generativa está se tornando rapidamente uma presença constante nas empresas. 98% dos líderes de marketing e criação estão confortáveis ??com a ascensão da IA ??generativa, sendo que 75% já a consideram parte essencial das suas ferramentas criativas
- A IA está desbloqueando a produtividade e aumentando a criatividade. A maioria (78%) concorda que as ferramentas alimentadas por IA reduzem o número de tarefas repetitivas, tornando possível que os profissionais se concentrem nas partes mais criativas e empolgantes dos seus cargos. 64% dizem que as ferramentas de IA generativa estão aumentando a criatividade das suas equipes e 69% dizem que as ferramentas estão economizando pelo menos de 2 a 3 horas por semana. Mais de um terço (36%) das equipes economizam entre 4 e 5 horas por semana em projetos criativos. Da minoria (22%) que considera que as ferramentas de IA generativa estão limitando a criatividade das suas equipes, a objeção mais comum (54%) foi que ela impede o desenvolvimento de ideias originais.
- O ecossistema da IA é fragmentado e complexo. Mais de dois terços (70%) acreditam que já existem ferramentas de IA generativa demais, com 68% sobrecarregados pela curva de aprendizado de uma nova ferramenta. Embora a maioria esteja entusiasmada com as oportunidades de aumentar a criatividade da IA generativa, 54% se sentem pressionados a utilizá-la para acompanhar as mudanças e quase metade (49%) afirma não saber como aproveitar ao máximo a tecnologia.
- A IA generativa está transformando o processo de criação de conteúdo. Com profissionais de marketing e criativos encarregados de criar grandes volumes de conteúdo, muitos estão recorrendo à IA em busca de ajuda. A maioria (79%) já utilizou IA generativa para criar conteúdo escrito, gerar imagens únicas (79%) ou editar imagens e vídeos (78%). Olhando para os próximos cinco anos, menos da metade (45%) acredita que as ferramentas de IA generativa serão melhores do que os humanos na criação de imagens visuais.
- As preocupações com a privacidade dos dados persistem. A capacidade das ferramentas de IA generativa de processar dados e gerar informações sensíveis gerou algumas preocupações. A maioria classificou como as suas principais preocupações os riscos dos dados da empresa (79%), dos dados dos clientes (78%) e dos dados pessoais (77%) em vez da perda de emprego, do plágio e do preconceito. As empresas estão endereçando esses riscos – mais da metade (55%) dos profissionais afirmam que as suas empresas estabeleceram diretrizes rigorosas para a utilização da IA generativa.
"Orçamentos mais apertados, maiores demandas de conteúdo e prazos que não param de chegar levaram os profissionais de marketing a adotar ferramentas de IA generativa para escalar a sua produção", diz Natalie Schwartz, head global de marketing de marca do Canva. "As nossas descobertas reforçam o entendimento de que as ferramentas alimentadas por IA estão dando vida nova à criatividade e à produtividade dos profissionais de marketing, um impacto profundo que vemos em primeira mão como plataforma de comunicação visual."
Metodologia
O Canva contratou a Morning Consult para entrevistar 4.050 líderes empresariais em cargos de marketing e criação. Essas pessoas são tomadoras de decisão na compra de software no seu departamento ou empresa. Especificamente, o Canva entrevistou 524 líderes empresariais no Brasil, 505 nos Estados Unidos, 500 no Reino Unido, 513 na Espanha, 503 na Alemanha, 497 na França, 315 no México, 377 na Índia e 316 na Austrália.