A Net Serviços enviou nesta quinta-feira (12/10) à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) fato relevante comunicando que firmou contrato de aquisição da Vivax, operadora de TV a cabo presente em 34 cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas.
O processo de compra será realizado em duas etapas. Na primeira, a empresa vai adquirir as participações minoritárias da Horizon Telecom Internacional LLC (HTI), que detém 9% das ações ordinárias nominativas (ON), da própria Vivax, que detém 20,4% das ações preferenciais nominativas (PN), além de 81,82% da Brasil TV a Cabo Participações (BTVC). Para essa aquisição, a Net efetuará um aumento de capital com integralização de bens no total 23.010.140 ações preferenciais. Ao mesmo tempo, realizará um aumento de capital de ON, subscrito em caixa, no total de 1.355.713 ações ordinárias.
Após a conclusão da primeira etapa e aprovação da Anatel, a Net adquirirá o controle da Vivax, finalizando a negociação da compra das ações restantes da BTVC, que detém 52,6% das ações ON da Vivax. Segundo o fato relevante, não haverá pagamento em dinheiro. Cada ação da Vivax será trocada por 0,5678 ação preferencial da Net. A relação de troca foi acordada entre as administrações das duas companhias, respeitando critérios de valor de mercado da Net e da Vivax e valores econômicos.
Ainda de acordo com o fato relevante, os objetivos da Net com a aquisição da Vivax são o fortalecimento da plataforma de banda larga da operadora de TV paga, com adição de uma rede bidirecional em mercados importantes no estado de São Paulo ?das 34 cidades onde a Vivax atua, a única em comum com a Net é Santos ?; obter ganho de escala; melhor posicionamento perante existenciais e potenciais competidores; e o aumento da liquidez das ações devido à migração dos acionistas da Vivax para o capital social da operadora.
Considerando dados do balanço do segundo trimestre deste ano das duas empresas, Net e Vivax têm aproximadamente 2 milhões de clientes de TV paga, 640 mil clientes de banda larga e 49,3 mil clientes de telefonia fixa. As duas empresas abrangem 77 cidades brasileiras, sendo 43 só no estado de São Paulo. Além disso, o negócio possibilitará à Net atuar também em Manaus e mais duas cidades cariocas ? Barra Mansa e Resende. Hoje, a operadora está presente em 44 cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiânia, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e no Distrito Federal.
Com a aquisição, a participação da Net no mercado de TV por assinatura passará de 38% para 45%. No mercado de banda larga, a empresa terá um crescimento de 2%, passando de 12% para 14%. Em receita líquida, a aquisição da Vivax representará um crescimento de 17% para a Net. A estrutura de controle da companhia não será alterada, permanecendo a Globo como controladora.